segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fecha-te, Janela!

Daqui a poucos minutos a janela de transferências de inverno será fechada. Ufa!

Mesmo não sendo tão voraz quanto a do meio do ano, janelas costumam assombrar o futebol português e geralmente nos deixam um saldo ingrato. Normalmente quem contrata agora apresenta duas situações: ou está procurando uma peça bem específica ou está no desespero total.

Vamos a um pequeno balanço deste janeiro: se a Liga perde os préstimos de Liedson e David Luiz, chegam, em compensação, Bruno Morais e Tiago Rosa para o Naval; o Leiria traz Cacá e agora o Portimonense tem Mourad.

E ainda há ação em outras paragens: na Liga de Honra o Fátima vai contar com Ricardo Andrade, o Arouca assinará a carteira de trabalho do avançado Edson, enquanto o Leixões ganha o reforço de Precheski e Fangueiro.

Os novos nomes podem não ser lá muito conhecidos, mas esses craques vão defender orgulhosamente suas novas camisolas. Pelo menos até a próxima janela!
  

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mais um Milagre de Fátima?

O último fim de semana marcou o término do primeiro turno da Liga de Honra de Portugal. Na parte de cima da tabela oito equipas estão separadas por apenas 6 pontos, ou seja, duas vitórias da sonhada promoção e certamente muito equilíbrio até as jornadas derradeiras.

Olhando para baixo - bem para baixo, diga-se de passagem - somos tomados inteiramente pela fé ao perceber que só um milagre pode salvar o CD Fátima do descenso.

Na temporada 2009/2010 o Fátima terminou em um excelente oitavo lugar e se esperava que para esta temporada o bom futebol se revelasse para Moita, Brandão e Carvalhas. Sem segredo para ninguém, não aconteceu e infelizmente a equipa não teve muitos instantes de epifania, somando apenas duas vitórias em 15 partidas.

O returno começa dia 6 de fevereiro e não custa nada acender umas velas para a aparição do improvável. Afinal, estamos em Fátima.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Condição de Viajante

É altamente interessante poder observar o futebol, entre outras coisas importantes da vida, na condição de viajante, com algo distante das reações mais exageradas e mantendo sempre aquele olhar de novidade, por muitas vezes infantil, por inúmeras vezes curioso.

Um bom exemplo desse olhar de não local está relacionado à Liga Nacional desta temporada. Por que será que o primeiro turno do Campeonato Português não terminou antes da parada de fim / início de ano e só depois de milhares de brindes, fogos, castanhas e de uma jornadazinha da Taça foi concluído?

Primeiro turno em 2010, segundo turno em 2011. Quase.

Talvez isto não faça muito sentido, mas e daí? Não vai alterar muita coisa, é só mais um detalhe. Ah, os detalhes, que costumam tornar tudo mais intrigante, apaixonante, simplesmente diferente e assim 16 clubes - por que não 18 ou 20? - vão arrancando para o segundo turno depois da pausinha para as festas, mas antes completando a primeira parte do campeonato. Acho que é isso.

Um 2011 cheio de emoção - tomara que com alguma imprevisibilidade - para todo mundo!