quarta-feira, 30 de março de 2011

Um Novo Davi no Jamor

A loucura que se seguiu na Cidade Berço após o 0 a 0 do Vitória com a Académica no último domingo nos dá a dimensão de como será a finalíssima da Taça de Portugal desta temporada.

O confronto foi totalmente equilibrado e apenas 1 gol - em quase 190 minutos de futebol - foi o que bastou para colocar o Vitória na final após 23 anos, ocasião em que os minhotos foram batidos pelo Porto por uma bola a zero.

Com a Europa já garantida para a próxima temporada, a turma de Guimarães assiste de camarote a discussão da outra vaga entre Porto e Benfica bem consciente dos resultados que a trouxe até aqui e do algo a mais que vai precisar apresentar para, finalmente, tomar o país.

A Prova Rainha tem o poder de nivelar, equilibrar e emocionar toda uma nação e somada a uma decisão em jogo único, em campo neutro, temos uma dimensão totalmente diferente de mais um Davi x Golias que se anuncia. Parabéns, Vitória e viva a Taça de Portugal!




quinta-feira, 17 de março de 2011

Vocês Nunca Vão Caminhar Sozinhos

O futebol luso foi gigante no confronto dos oitavos da Liga Europa. Entramos com três equipas na disputa e classificamos todas elas, o que torna Portugal o país a figurar com o maior número de clubes nos quartos.

Começando pelas favas contadas: Hulk mostrou o caminho logo no primeiro minuto de jogo e ratificou a boa temporada do Porto. Os 2 a 1 em cima do CSKA credenciam a turma da Invicta como uma das favoritas a alcançar as semis.

As águias sentiram-se na Luz. Em plena Paris, mais de 20.000 apoiadores benfiquistas vibraram com o empate em um golo diante do PSG e a classificação, que melhora um pouco o saldo de um 2010/2011 morninho.

No jogo mais emocionante envolvendo botas lusas, o Braga, na vontade, conquistou mais um resultado épico. Segurou o Liverpool no mítico Anfield e fez um pouco mais de história.

O roteiro dos oitavos foi perfeito e agora resta esperar o desígnio ditado pela sorte. Aproveitando o ensejo para tomar emprestado o lema dos Reds, fica a certeza de que venha quem vier, os portugueses não vão caminhar sozinhos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

De Hoje a Uma Semana

A noite de futebol terminou com um saldo bastante interessante para Portugal e até a chegada da próxima quinta-feira muitas emoções estarão reservadas.

O Braga mais uma vez foi gigante, fez uma partida tacticamente irretocável na Pedreira e está a 90 + alguns minutos de descontos de eliminar um dos maiores da Europa, o todo-poderoso Liverpool, e conquistar as quartas de final da Liga Europa, a melhor participação bracarense de sempre.

Jogando contra o frio de Moscovo, o gramado sintético russo e também o CSKA, o Porto praticamente garantiu seu apuramento para a próxima etapa. O 1 a 0 que a equipa traz na bagagem tem tudo para, pelo menos, ser mantido nas condições bem mais naturais proporcionadas pelo estádio do Dragão.

Da Luz para a Cidade Luz. No jogo mais emocionante da noite, os encarnados saíram perdendo para o PSG em plena Lisboa, assim como ocorrera diante do Estugarda, e deram a volta no placar, como na mesma partida contra o mesmo Estugarda. Esperemos que as coincidências continuem e que, jogando fora novamente, desta vez em Paris, o Benfica ratifique a boa segunda parte da época que vem realizando e seja mais um português a avançar na Europa.

Daqui até quinta-feira a espera será interminável, milhares de filmes passarão na cabeça de craques e adeptos, os melhores sonhos da próxima primavera serão vividos à exaustão, compromissos serão adiados, o tempo correrá para trás, mas ela há de chegar.