quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As Duas Botas na Europa e 10 Milhões no Caixa

O placar da Luz mostrava 3 x 1 ao final de 90 e tantos minutos de futebol, sugerindo que o Benfica x Twente dessa tarde pelo play off final de acesso à Liga dos Campeões tenha sido um jogo até parelho, decidido por detalhes.


Que nada. As águias cansaram de perder golos, porém dominaram os holandeses por completo para ratificar sua passagem para o principal cenário da Europa e, pelo menos, 10 milhões de euros nos cofres.


O Benfica havia trazido um 2 x 2 do jogo de ida e hoje fez só o suficiente para cumprir o primeiro objetivo da temporada.


Excelente. Agora é aguardar o que os potes e as bolinhas vão trazer no sorteio de amanhã e acreditar que a fase de grupos é só o começo.

sábado, 20 de agosto de 2011

Liga de Honra Começa com Clássico Lisboeta

A Liga de Honra Portuguesa 2011/2012 começou nessa tarde com um clássico da capital que traz centenas de horas de recordações: Belenenses x Atlético, no Restelo.

Só os fanáticos um pouco mais veteranos têm na memória as emoções desse embate histórico, já que a última vez em que Belenenses e Atlético estiveram frente a frente pelo Nacional foi na distante temporada 77/78.

Nas três décadas de ausência do confronto, poucas alegrias aos adeptos dos dois emblemas. O Belenenses alternando temporadas regulares com outras que desesperavam a malta, enquanto o Atlético andou um tanto distante das principais manchetes.

A Liga arrancou com um confronto histórico e um placar de 0 x 0. Ainda faltam 29 rodadas e uma obsessão que une ambos: disputar o simpático clássico - de preferência em um futuro não muito distante - na Primeira Divisão.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Repeteco: Portugal e Brasil 20 Anos Depois

Há 20 anos a promissora equipa de Luis Figo, Rui Costa e Toni batia a promissora equipa que tinha nomes como Roberto Carlos, Élber e Marquinhos. O jogo foi em Lisboa, no velho estádio da Luz, na finalíssima do Mundial sub 20 de 1991.

No tempo regulamentar 0 x 0. Novo empate em zero no prolongamento e os jovens lusitanos foram melhores na cobrança das grandes penalidades: 4 x 2.

Dos que jogaram essa final alguns fizeram algum sucesso, outros escreveram seus nomes com letras douradas na história do futebol e muitos ficaram pelo caminho.

Vinte anos depois Portugal e Brasil fazem nova final no Mundial sub 20, dessa vez na Colômbia. Os portugueses fazem um campeonato irretocável, enquanto os brasileiros encontraram seu melhor jogo nas etapas derradeiras da competição.

A final é no sábado e a única coisa que sabemos é que o capitão que levantará a taça fala a língua de Camões.

Torcemos agora por um baita jogo e para que a garotada tenha um futuro à Figo e Roberto Carlos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Com Uma Bota e Meia na Europa - Parte I

O Benfica foi à Holanda e trouxe um empate e dois golos do confronto com o Twente. 


Poderia à essa altura já estar com uma bota e três quartos dentro da Liga dos Campeões se não tivesse sofrido um tento faltando apenas 10 minutos do apito final.


Restam só 90 minutos, e jogando na Luz, para as águias voltarem aos principais holofotes da Europa e receberem uma respeitável capitalização para saldar os custos da temporada.


Na próxima quarta, a segunda parte da história. E os dois pés na Liga Milionária.





  

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vai Recomeçar a Festa

Foi uma eternidade. O período entre maio e agosto é, sem dúvida, o mais longo e árido do ano. É verdade que essa passagem é um tanto amenizada pelas boas vibrações proporcionadas pelo verão no hemisfério norte, especulações e contratações, mas, convenhamos, isso não é suficiente para compensar a ausência da bola rolando.


Acabou o defeso. Acabou a abstinência. O Campeonato Português arranca.


Nessa sexta-feira o galo vai cantar em Barcelos para anunciar um Benfica que contratou muito para contornar um 2010/2011 pífio e um Gil Vicente que volta depois de muita briga.


Viva a nova temporada e vamos torcer para que esse campeonato seja decidido bem mais tarde. Seria pedir muito pela emoção até a última rodada?


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Começa Como Terminou

Nova temporada, novo treinador e a velha rotina. O Porto, no primeiro jogo oficial de 2011/2012 já garantiu sua primeira taça ao bater o Vitória de Guimarães, em Aveiro, por 2 x 1, no último domingo.


Nada mais justo, já que os dragões venceram o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal e deveriam ter levado a Supertaça na automática.


Os dois golos do artilheiro Rolando garantiram a liderança do Porto no número de títulos ganhos por equipas portuguesas, superando o Benfica por 70 x 69. Mais do que isso: a nova jornada começa com uma perspectiva ainda melhor e o desafio de repetir os dourados anos de 2003 e 2004, quando seguiram-se sucessos na Taça Europa e depois na Liga dos Campeões.


A atual temporada começou como terminou a anterior e é bem possível que ela termine como começou. Essa é a rotina do Porto no século XXI.