terça-feira, 22 de novembro de 2011

Benfica Canta Alto Para o Mata-Mata

Os quase 2000 benfiquistas que estiveram esta noite no estádio Old Trafford, mítica casa do Manchester United, cantaram alto, muito alto, e fizeram mais do que sufocar as vozes de quase 80 mil britânicos: espalharam uma onda de euforia que contagia toda a Europa.

Em um embate marcado pela estratégia, fino contraste com a empolgação dos adeptos, os encarnados foram às cartas e lhe calharam dois ases. A vantagem precoce, que abriu todos os oceanos para os portugueses, até o gol da classificação épica - nesse meio tempo houve dois golos para os ingleses, mas isso é apenas um detalhe - valeram uma inesquecível vitória em 2 a 2.

O Benfica já está nos oitavos, seu primeiro mata-mata na Liga dos Campeões desde 2006, e tem uma hipótese gigante de se qualificar no primeiro lugar da chave, se esquivando de Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique, que, tomara, virão em desafios próximos.

O final de ano está garantido e a julgar pelo que ocorreu hoje na Inglaterra, o Benfica pode ter uma primavera inesquecível. A 2 mil ou a 2 milhões de vozes.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sufoco que Nada!

Nesta noite em Lisboa Portugal goleou a Bósnia e garantiu a qualificação para o Euro Polónia/Ucrânia 2012.

O trajeto rumo ao leste europeu foi bastante tortuoso. Não hoje, mas em 3 de setembro do ano passado, com um empate sofrido com Chipre em pleno D. Afonso Henriques, quando a Cidade Berço assistiu a um empate a 4 bolas e uma equipa confusa o bastante para não despertar muitas esperanças nos adeptos.

De lá pra cá mudou muita coisa. Treinador, a formação táctica e principalmente a postura dos atletas. Que não foi nada fácil, ficou claro. Combates duríssimos na Escandinávia e em terras lusas, oportunidades desperdiçadas e uma segunda chance na repescagem.

Em cinco dias, dois novos capítulos desse quase drama. No primeiro ato, um batatal bósnio sem condições mínimas e um empate com relativa justiça. Hoje, na Luz, uma atmosfera fantástica, relvado com relva e goleada impiedosa: um 6 x 2 histórico que não deixa dúvida dos méritos portugueses e da superação vivenciada em pouco mais de um ano.

Acabou a crise. No futebol. 2012 está garantido!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quase Horta e Quase Lá

A Selecção das Quinas jogou com uma personalidade do tamanho dos seus sonhos e está quase apurada para o Europeu 2012.

Na adversidade Bósnia o nulo se ajustou a uma excelente primeira parte lusa e uma segunda etapa um tanto burocrática dos comandados do professor Paulo Bento.

Mesmo o placar não apontando ganhador depois dos 90 e tantos minutos, Portugal venceu as dificuldades impostas por um estádio que não se sabe como pode receber um jogo oficial e um gramado que raramente vemos nas divisões mais inferiores do amadorismo português.

Felizmente não houve lesão, mesmo jogando em uma quase horta, e não houve castigo nessa batalha forjada pela aspereza.

Polónia e Ucrânia. Estamos quase lá. Na terça-feira teremos o capítulo derradeiro desse sofrido apuramento.

  

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Portugueses têm Semana Fúnebre na Europa

Semana para ser esquecida pelos portugueses nas competições europeias: duas derrotas, um empatezinho e apenas uma vitória.

Na Liga dos Campeões o Porto, bicho papão da temporada passada, tropeçou mais uma vez: foi derrotado no tradicionalíssimo Chipre e está quase enterrado em um grupo que se pronunciava auspicioso. O Benfica, também pouco brilhante, apenas empatou em casa com o Basel e deixou escapar pelos dedos a passagem antecipada para os mata-matas.

Nesta quinta-feira, pela Liga Europa, o Sporting conseguiu perder na Roménia para uma outra potência continental: o Vaslui. Alguém já conhecia este emblema?

Finalmente o Braga, o menor dos quatro, fez o que se esperava de todos os outros: venceu por 5 x 1 o Maribor da Eslovénia e se manteve na briga por uma das vagas de uma chave equilibrada.

Menos mal foi o fato de Portugal ter se mantido na quinta posição do ranking da UEFA, o que garante duas equipas apuradas automaticamente para a Liga dos Campeões e mais uma nos play-offs.

Esperamos que essa tenha sido a pior semana do ano do futebol luso, já que na próxima teremos as partidas derradeiras da Selecção Nacional no apuramento ao Euro 2012.