segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Minhoclássico

A partida mais importante da quinta jornada do Campeonato Português, o verdadeiro jogo da TV, foi o clássico do Minho.

Nesta segunda-feira, jogando na Cidade Berço, Vitória de Guimarães x Braga ficaram no empate em uma bola. Um a zero para o Vitória no primeiro tempo e um a zero para os bracarenses no segundo.

Um ponto para cada lado e conclusões distintas: vimaranenses viram com bons olhos o pontinho somado, enquanto os arsenalistas avaliam que perderam dois e, consequentemente, o contacto com os líderes do campeonato.

Braga chega forte novamente para se firmar como a quarta (seria a terceira?) força do país enquanto o Guimarães procura seu caminho. 

sábado, 17 de setembro de 2011

Mandando na Europa

Grande semana e os clubes portugueses começaram as provas europeias em grande estilo: em quatro jogos, três vitórias e apenas um empate. Invencibilidade e grandes possibilidades para o futuro.

Começamos pelo final. Quinta-feira, Liga Europa: o Braga foi à Inglaterra, bateu o Birmingham por 3 x 1 e os minhotos lideram o grupo H desde a primeira jornada, enquanto o Sporting, também mau visitante, vencia o Zurich por 2 x 0 e saltava à ponta do grupo D.

Quarta-feira, Estádio da Luz, Liga dos Campeões. O inferno estava feito e o Benfica quase impôs uma derrota histórica ao Manchester United no grupo C. Os Encarnados dominaram toda a partida, até saíram  na frente, e os Diabos Vermelhos foram salvos pela atuação fantástica do goleiro reserva Lindegaard, que infelizmente substituiu o titular De Gea na baliza inglesa.

Terça-feira, Porto, Liga dos Campeões. Os Dragões fizeram o que se esperava e garantiram seus três primeiros pontos na partida contra o Shakhtar e liderança no grupo G.

Semana quente e Portugal começou a temporada continental mandando muito bem e projetando, no mínimo, virar o ano aceso na Europa.  

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Em 1 Ano, Tudo Novo

Sábado, 4 de setembro de 2010. Essa foi a data do pontapé inicial do blog Os Heróis do Mar, que começou em um dia decepcionante para o futebol português: um empate em 4 x 4 da Selecção das Quinas com o modesto Chipre, em plena Cidade Berço.

Este blog fora impulsionado por um futebol desprovido de quase tudo o que é importante e uma pera amarga que, no começo do qualificatório, colocava em risco a quinta participação consecutiva de Portugal na fase final de um Europeu.

Sexta-feira, 2 de setembro de 2011. Uma nova realidade na selecção e uma motivação totalmente diferente para escrever a crónica de hoje.

O placar final pode até sugerir um adversário pouco combativo, jogo fácil, mas até o segundo golo luso a partida foi duríssima, principalmente pelas oportunidades desperdiçadas. No final, Portugal 4 x 0, fora de casa.

Da participação totalmente comprometida à ponta do grupo e só dependendo das próprias pernas (e duas mãos) para viajar à Polónia/Ucrânia em apenas um ano. Se continuarmos seguindo essa curva de evolução estaremos - ainda em setembro próximo - contando a conquista épica da Eurocopa 2012.