domingo, 24 de outubro de 2010

Fica, Jorge, Fica

A “tabelinha” mais próxima da perfeição no olimpo esportivo é a protagonizada há gerações pela dupla amigos-botequim. No caso da nossa turma, o palco das grandes resoluções sobre os rumos do futebol mundial chama-se Chivito de Ouro. 
Tradicionalíssimo, original, o Chivito segue à risca o manual da cultura botequística nacional e é o mais português “pé-sujo” da cidade. É verdade que falta-lhe uns tremoços e uma bagaceira de qualidade também cairia muito bem, mas somos privilegiados pelos bolinhos de bacalhau sempre feitos no dia (desde que esse dia seja um sábado, claro).
O problema é que o Chivito, pelo menos da forma que o conhecemos, parece estar com os dias contados. Se isso vier a acontecer tenho a impressão de que o futebol, pelo menos da forma que o conhecemos, perderá importantes - e intermináveis - discussões técnicas e tácticas e, temo, seu norte.
Sob o risco iminente da nossa casa passar por uma pasteurização pós venda, com mesas de mármore, atendimento-padrão e limpeza(!), tirando quase todo o seu sentido, nos restam duas hipóteses: 1 - torcer para que o Jorge, o dono, que nos atura há 20 e tantos anos, desista de se aposentar no Porto; 2 - cumprir nossos deveres de cidadãos responsáveis e alertar aos futuros proprietários que este bar é uma tremenda nau furada, totalmente inviável, prejuízo certo e irreparável.
Em outras palavras: fica, ó tio, fica! As grandes decisões do futebol, dentro e fora das quatro linhas, ainda precisam passar pelas suas mesas mancas e cervejas geladinhas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oui, o Clássico que Abalou Paris é Nosso

No último domingo, 17 de outubro, aconteceu o clássico mais comentado da França. Pelo menos entre portugueses e descendentes.

O Créteil-Lusitanos derrotou os Lusitanos de St. Maur por inapeláveis 4 a 1 em jogo válido pela quinta eliminatória da Taça da França. O encontro, realizado no Estádio de Chéron, colocou frente a frente dois vizinhos do departamento 94, ambos ligados à comunidade portuguesa de Paris.

A quinta eliminatória da Taça da França marcou a entrada das equipas que militam na Ligue National, a terceira divisão gaulesa, e os embates da próxima fase decorrem no dia 31.

Torcemos, infelizmente de longe, para que a equipa mais lusitana de Créteil siga às oitavas de final da Taça, como o ocorrido na histórica temporada 2003-2004, e continue sendo mais comentada que o desabastecimento de combustível no país do Asterix.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Futebol Quase Milionário

Hoje o Braga, finalmente, apresentou o futebol que encantou a toda gente na temporada passada. Se o resultado não foi originado por um futebol milionário, veio de algo bem próximo ao emergente.  

Superando o tufão inglês que abalou completamente as estruturas e o vendaval ucraniano que quase completou a tarefa, os bracarenses foram valentes e, principalmente, ambiciosos.

O primeiro triunfo arsenalista na Liga dos Campeões vai colaborar, certamente, com a saúde financeira da equipa e sobretudo traz o Braga de volta à batalha e a ilusões maiores.

A pedreira fez a festa. Vamos Braga, que os novos ventos estejam, agora, a nosso favor.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É Dia de Ver o Macedo de Cavaleiros, Fora

Há alguns anos ganhei o hábito de almoçar em uma pequena joia gastronômica portuguesa em São Paulo. Além da boa comida, preço bastante honesto e atendimento sublime, sempre me chamou a atenção uma echarpe que fica estacionada sobre uma das portas: ela traz o nome do glorioso Clube Atlético Macedo de Cavaleiros.

Quem a colocou ali? A proprietária da casa, dona Maria, originária da Invicta, não soube dizer. Seria algum representante da dinâmica indústria de echarpes? Ou um fanático frequentador/adepto? Ninguém tem a resposta. Mais do que isso: quem é o CA Macedo de Cavaleiros?

Pesquisando um bocadinho conheci sua camisa listrada em verde e amarelo. Sei também que o clube está em uma posição modesta na II Divisão B e que um dos avançados da equipa é o caboverdiano Rambé. Não o conhece? Tens aí uma excelente oportunidade. Nesse fim de semana tem a Taça de Portugal, o Macedo e, tomara, o Rambé.

Só a Taça pode nos trazer prazeres como esse. Nessa terceira eliminatória a equipa do norte enfrenta o Atlético de Lisboa, fora. Na fase anterior eliminou o Amares, também fora e na etapa inaugural superou o Benfica Castelo Branco, dessa vez jogando em casa.

Aproveitemos todos os imprevisíveis que a Taça nos reserva! Como oferta, mais assunto para puxar com a dona Maria entre um bacalhau à lagareiro e um toucinho do céu.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Homens a Dias

A Seleção Nacional Portuguesa modelo 2010 encerrou hoje sua participação no apuramento ao Euro 2012. Felizmente para todos nós a equipa comandada por Paulo Bento apresentou algo mais do que nos dois primeiros encontros e hoje estamos em uma situação bastante razoável, dependendo exclusivamente das nossas próprias pernas.

Poderíamos ter ido além, melhorando consideravelmente nosso saldo de golos. Fizemos não mais do que o mínimo. Apenas missão cumprida. Portugal 3 a 1 na Islândia e, depois de um arranque torto, estragos minimizados.

O vulcão luso não está totalmente ativo, mas temos fé na nossa versão 2011, que se apresentará, em jogos oficiais, apenas em um distante mês de junho. É muita espera para sossegar 14 milhões de corações fanáticos, mas paciência é um dos nossos habituais pontos fortes. Paciência e muita torcida para que os 11 em campo façam mais, bem mais do que o mínimo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Portugal Gigante

Finalmente a Seleção das Quinas estreou no apuramento ao Euro 2012. Está certo, estreamos com dois jogos de atraso, mas foi em grande estilo.

Na estreia do professor Paulo Bento a equipa jogou como em uma transmissão radiofónica, quando os relatos apaixonados, para o deleite de quem se alimenta do esporte, superam em muito a realidade.

Hoje tivemos um Nani irretocável anotando dois golos e meio, o fantasma de um príncipe escandinavo tentando assombrar a Invicta por um par de minutos e, principalmente, 14 portugueses jogando por todos nós.

Portugal 3 a 1 na Dinamarca e o ressurgimento de uma força que andava um tantinho adormecida. Na próxima terça visitaremos a Islândia, terra de vulcões, e torcemos um bocado para estarmos tão ativos quanto hoje.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

100 Anos de Novos Ventos


Na semana em que completamos 100 anos de República Portuguesa é inevitável olhar um bocadinho para trás e ter uma curiosa saudade de épocas não presenciadas.

A Coroa Portuguesa brilhou intensamente, teve séculos de protagonismo mundial, expansão e progresso - legado material perdido em algum cassino da história - que moldaram definitivamente o jeito luso de olhar a vida.

Eu poderia ser mais do que sou? Essa é uma pergunta recorrente, repetida a exaustão de Sagres ao Timor, que mora em milhões de corações e que transportamos para todos as searas, inclusive a do nosso futebol. Para mim a resposta é simples: podemos tudo o que quisermos. Viva o novo.

Aproveitemos o frescor dos novos ventos para inspirar a equipa do Paulo Bento a ficar gravada na história nacional para os próximos 100 anos. 

domingo, 3 de outubro de 2010

Bem Partidinhos

A semana começa com a esperança de que a Seleção Portuguesa renasça mais uma vez e dê a volta a tudo na classificação ao Euro 2012.

Eu gostaria de ter certeza de que agora sim temos pernas para isso, de que agora sim temos o otimismo, de que agora sim temos a fé nesse querer. Sem dores de barriga, sem "ais", sem desculpas.

Vamos mostrar que nós só precisamos de um copo d'água salgada para navegar?

Se não for assim, que raios os partam de uma vez na próxima tormenta. E bem partidinhos! Assim economizaremos as emoções para batalhas, quem sabe, menos indóceis.