terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Caminho Para as Índias Já Tem 8 Bolas na Trave

A Seleção Portuguesa iniciou sua nova rota dos descobrimentos com duas vitórias em dois jogos. Tudo tranquilo? De certa forma.

Nenhuma das cartas náuticas que traçam o caminho luso ao mundial do Brasil poderiam supor tantas complicações em águas invariavelmente calmas: 2 x 1 com Luxemburgo foi pouco, muito pouco, mesmo fora de casa. Mesmo que fosse contra 22 luxemburgueses. Mesmo que eles tivessem dois goleiros. E os 3 x 0 contra o Azerbaijão na Pedreira de Braga até supõem folga, mas não foi o que aconteceu.

Dois jogos, seis pontos, cinco golos a favor, um contra e oito bolas na trave (oito!) são o prólogo da história portuguesa em seu moderno caminho para as índias: confiança, superação, paciência dos adeptos e muito drama. 

O saldo foi até razoável, mas Portugal vai precisar remar bem mais para chegar a Porto Seguro no final do ano que vem.



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bravo, Bravíssimo!

A temporada europeia vai começar em grande forma para os clubes portugueses. Em 2012/2013 teremos três clubes lusos desfilando pelos gramados da Liga dos Campeões.

Isso graças a dois jogos fantásticos do Braga contra os transalpinos da Udinese na eliminatória prévia do torneio mais empolgante do futebol mundial. O placar foi igual nos dois confrontos e as histórias dos jogos um tanto parecidas. Semana passada, na Pedreira, os bracarenses saíram atrás no placar e foram buscar a igualdade depois de muita luta e apoio dos adeptos.

Essa semana, na Itália, o Braga também saiu perdendo, apesar de mandar na partida, assim como ocorrera no jogo em Portugal, e foi ao empate com fé em uma jogada tão improvável quanto sua nova presença em uma prova invariavelmente dominada por monstros imbatíveis e cifras inimagináveis. Nova igualdade em uma bola, prorrogação em branco, uma forcinha italiana na cobrança das grandes penalidades e pronto! Temos minhotos mais uma vez no principal palco do futebol europeu.

Amanhã o sorteio dita quem também passará a conhecer o ímpeto de um Braga que acredita ser tudo possível.     


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Euro 2012: Um Exercício Português


Se você é alemão, inglês, italiano ou espanhol, se a sua seleção tem uma das maiores torcidas do mundo, faça um exercício de abstração.

Pense que você não torce ao lado de 40, 50 ou 80 milhões de aficcionados pelas mesmas cores. Esqueça os títulos fartos, as vitórias incontestáveis e os craques indiscutíveis que passaram pelas suas fileiras.

Vá até seu estádio preferido num dia sem jogo e sente-se nas arquibancadas. Feche os olhos. Tenha consigo a companhia das pombas, do vazio, da sua ilusão e da sua paixão pelo futebol. Imagine que junto de você não existe um exército, existe apenas uma guarnição, um punhado de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.

Pense que você torce para uma equipa que tem títulos esparsos, glórias de vitórias sobre gigantes, golos solitários e uma improvável estrela advinda do que restou da fartura dos tempos coloniais.

Abstraia.

Conseguiu? O que você sentiu?

Se você sentiu prazer, uma sensação agradável, sentiu-se diferente, você ama o futebol tanto quanto nós e sabe que o amor sobrevive a tristezas, a vitórias raras.

A campanha de Portugal no Euro 2012 foi fantástica outra vez. Colocou o país novamente no mapa, trouxe orgulho, ligou portugueses da Alfama a Macau, do Rio de Janeiro ao Funchal, da Califórnia ao Pico.

Não ganhamos. E daí?

A Copa de 2014 está chegando. Provavelmente não ganharemos, mas seremos felizes por termos uma equipa como essa para torcer.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mudando a Geografia da Bola

A Académica mais uma vez encheu a cidade de Coimbra de orgulho e os adeptos do futebol em essência de força ao conquistar a Taça de Portugal 2011/2012 e girar em alguns graus o eixo da geografia futebolística lusitana.

A Prova Rainha é, felizmente, a competição que tem em mãos o condão da mudança, do imponderável, colocando equipas de diferentes escalões, orçamentos, influência e adeptos em um certo pé de igualdade. Aqui os destinos podem ser ditados pelo acaso, por uma fatalidade, uma noite mal dormida ou um dia iluminado.

O domingo no Jamor foi glorioso para quem aprecia os ventos da surpresa, que não sopravam desde a temporada 2004/2005 com o Vitória de Setúbal e estourou nos postes nos últimos anos com o Braga.

Certamente não se faz futebol em Portugal sem Benfica, Sporting e Porto, mas é fantástico ver o jogo rodar vez ou outra.

Valeu, Briosa. Futebol ainda se faz assim.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Os Novos Conquistadores

As selecções nacionais que disputaram a Euro 2004 e a Copa de 2006 ficaram conhecidas como "Os Conquistadores". Os grupos dos dois torneios eram bastante parecidos e ambos treinados por um mister Scolari cheio de empolgação.

Os resultados dos Conquistadores foram históricos, alcançando uma meia-final de Copa, na Alemanha, e uma final inédita de Euro jogando em casa.

A equipa que vai ao Euro 2012 tem todo o estofo para alcançar os resultados dos Conquistadores e, jogando numa chave complicada, chegar aos quartos já se mostrará um grande feito. Infelizmente não será como os Magriços, a fantástica esquadra de 66, em termos de bola, mas pode superar a melhor selecção de sempre no resultado. O que não é pouco!


sábado, 17 de março de 2012

Leão Só Com Emoção

O Sporting fez quase de tudo para entregar a classificação aos quartos de final da Liga Europa ao Manchester City, mas a atuação um tanto irregular na segunda parte do jogo de volta, realizado na Inglaterra, não foi suficiente para isso.

A brilhante atuação do Sporting em Lisboa foi suplantada pela espetacular primeira parte leonina realizada na casa dos novos milionários do futebol europeu.

Somando os resultados temos um 3 a 0 folgado para tornar os últimos 45 minutos do encontro um passeio tranquilo na cinzenta Manchester, certo? Bem...

Os ingleses anotaram 3 golos após um súbito apagão sportinguista e a histórica classificação portuguesa quase foi ao vinagre.

Felizmente os deuses do futebol foram complacentes com o Sporting e quebraram o galho da defesa lusa ao deixar as bolas derradeiras nos pés de um indeciso Balotelli.

Classificação apertada e, pelo menos, mais dois jogos de emoção. 

terça-feira, 6 de março de 2012

Nos Descontos, Nos Quartos

O Benfica conquistou na noite desta terça-feira a primeira vaga para os quartos-de-final da Liga dos Campeões com dois golos anotados nos descontos.


Na partida frente aos russos do Zenit as águias fizeram por merecer desde o início, mas o primeiro tento saiu apenas nos descontos da primeira parte por intermédio de Maxi Pereira. Nelson Oliveira fechou o placar nos descontos da segunda e colocou definitivamente o Benfica entre as oito melhores equipas da Europa após seis anos.


Depois de uma derrota por 3 x 2 em São Petersburgo, a convidativos 15 graus negativos, os encarnados acreditaram até os últimos minutos e souberam virar seu primeiro mata-mata na Liga.


Mesmo após algumas semanas complicadas nas paragens domésticas, as águias estão na sala vip da Europa. Agora é acreditar - como hoje - que têm equipa para lutar de igual até o último lance.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma Volta, Outra Volta e Tudo Volta Como Sempre

O fabuloso Benfica-Porto disputado na noite desta sexta-feira na Luz marcou o desfecho do Campeonato Português 2011/2012 a nove rodadas do final.


O encontro foi um dos melhores da temporada e os quase 60 mil adeptos presentes na Luz assistiram a um Benfica 2 x 3 Porto com duas voltas ao placar: a primeira dos encarnados e a segunda do Dragão, esta última a apenas 3 minutos do final.


Nas últimas rodadas o Porto somou 8 pontos a mais do que as águias e agora o título é questão de tempo. O Campeonato Nacional deu voltas e voltou inapelavelmente à Invicta. Mais um ano, tudo como sempre.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Só Tomando Uma

A Seleção de Portugal inaugurou o estádio Nacional de Varsóvia na última quarta-feira, mas não conseguiu inaugurar o marcador do palco de abertura do Euro 2012.


Os 90 minutos abaixo de zero e o final a zero com a congénere polaca reforçaram a sensação de que Portugal terá que mostrar muito mais em junho para dar algo aos adeptos sonharem.


O jogo na Polónia foi o último da Seleção das Quinas antes do estágio a Óbidos e caso a preparação seja desanimadora, pelo menos a ginginha da cidade é garantia de festa.    

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Águias Abaixo de Zero. Bem Abaixo de Zero

O Benfica foi derrotado nesta noite pelo mesmo adversário que já havia se notabilizado ao derrubar Napoleão: o temível General Inverno.


Na cidade de Pedro, o Grande, o trabalho do Zenit foi especialmente apoiado por uma noite que chegou aos -15ºC e um árbitro com reações congeladas em relação a jogadas excessivamente ríspidas da equipa da casa.


As águias tiveram a possibilidade de sair até com vitória da Rússia, se encolheram um tanto e não levam sequer a igualdade para a Luz. 


Pelo que foi possível apresentar na Capital do Império, a classificação encarnada não é um sonho de uma longa noite inverno e daqui a 15 dias veremos a decisão da vaga, só que dessa vez a +15ºC. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como da Primeira Vez

A Briosa, depois de um exame um tanto complicado, está na final da Taça de Portugal. O empate em duas bolas com o Oliveirense, fora de casa, foi suficiente para a Académica alcançar novamente o Jamor depois de uma espera de 43 anos.


Os estudantes seguraram a vantagem de 1 x 0 conseguida no jogo de ida e, diferente da época passada, quando ficaram pelas meias-finais, protagonizam a decisão no próximo 20 de maio com o vencedor de Sporting e Nacional da Madeira, que discutem a segunda meia-final hoje à noite.


A cidade de Coimbra e o clube merecem e agora faltam apenas 90 e poucos minutos para os estudantes repetirem (palavra complicada para uma cidade académica, mas que felizmente cabe muito bem por aqui) a edição inaugural da Taça, em 1938/1939, quando os estudantes comemoraram seu primeiro e mais importante título.