quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Todos a Bordo

Benfica, Porto, Sporting e Braga chegarão a 2012 vivos nas competições europeias.

Jogando na Luz, os encarnados fizeram o dever de casa e ao bater o romenos do Otelul por um anêmico 1 x 0 ratificaram o primeiro lugar no Grupo C da Liga dos Campeões. O principal bônus dessa qualificação é poder se livrar de Barcelona, Real Madrid, Chelsea e Bayern nos oitavos de final.

O Porto foi rebaixado para a Liga Europa e lhe resta então somente a missão de conquistar o bicampeonato na prova. Se há decepção na Invicta pelo prêmio de consolação, existe festa um pouco mais ao norte pela mesma prova: o Braga novamente se classificou na chave de grupos e tem a oportunidade de bisar o sucesso da última temporada.

Por final, os Leões, que começam a mostrar algo de qualidade e já carimbaram a primeira posição em seu grupo.

Todos estão na briga e o peru de Natal desse ano está garantido. Agora Portugal pode projetar - com ajudinha de Papai Noel - uma primavera inesquecível nos relvados europeus para 2012.   

domingo, 4 de dezembro de 2011

Grupo da Morte. Para Eles

A sorte - ou a falta da danada - ditou o destino de quatro potências do Velho Continente para 2012.

Quis o Deus do Futebol que Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal fossem reunidos no mesmo Grupo B para exibir o que têm de melhor em terras ucranianas. São 3 campeões continentais que juntam-se a lusos em evolução geométrica desde o início do século XX.

Pelo funil ficam 2 e, certamente, passam 2 com ânimos redobrados para os mata-matas decisivos do Euro 2012.

É o grupo da morte? Provavelmente para holandeses e escandinavos. Siga o raciocínio: o primeiro compromisso da Selecção das Quinas será num sábado, 9 de junho, véspera do Dia de Portugal, que, com algo de boa vontade, será antecipado em um dia. O segundo encontro português será em 13 de junho, Dia de Santo Antônio, e aí já viu: em dia de padroeiro não tem pra ninguém. O último embate da primeira fase cai em um domingo, dia natural de alegria com Sumol no parque, e uma data só para cumprir tabela. Provável com possível ou possível com provável.

Depois da primeira fase ninguém sabe ao certo o que pode acontecer. Apenas que em junho - e quem sabe em julho também - não dá pra ter outros compromissos marcados.    

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Benfica Canta Alto Para o Mata-Mata

Os quase 2000 benfiquistas que estiveram esta noite no estádio Old Trafford, mítica casa do Manchester United, cantaram alto, muito alto, e fizeram mais do que sufocar as vozes de quase 80 mil britânicos: espalharam uma onda de euforia que contagia toda a Europa.

Em um embate marcado pela estratégia, fino contraste com a empolgação dos adeptos, os encarnados foram às cartas e lhe calharam dois ases. A vantagem precoce, que abriu todos os oceanos para os portugueses, até o gol da classificação épica - nesse meio tempo houve dois golos para os ingleses, mas isso é apenas um detalhe - valeram uma inesquecível vitória em 2 a 2.

O Benfica já está nos oitavos, seu primeiro mata-mata na Liga dos Campeões desde 2006, e tem uma hipótese gigante de se qualificar no primeiro lugar da chave, se esquivando de Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique, que, tomara, virão em desafios próximos.

O final de ano está garantido e a julgar pelo que ocorreu hoje na Inglaterra, o Benfica pode ter uma primavera inesquecível. A 2 mil ou a 2 milhões de vozes.




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sufoco que Nada!

Nesta noite em Lisboa Portugal goleou a Bósnia e garantiu a qualificação para o Euro Polónia/Ucrânia 2012.

O trajeto rumo ao leste europeu foi bastante tortuoso. Não hoje, mas em 3 de setembro do ano passado, com um empate sofrido com Chipre em pleno D. Afonso Henriques, quando a Cidade Berço assistiu a um empate a 4 bolas e uma equipa confusa o bastante para não despertar muitas esperanças nos adeptos.

De lá pra cá mudou muita coisa. Treinador, a formação táctica e principalmente a postura dos atletas. Que não foi nada fácil, ficou claro. Combates duríssimos na Escandinávia e em terras lusas, oportunidades desperdiçadas e uma segunda chance na repescagem.

Em cinco dias, dois novos capítulos desse quase drama. No primeiro ato, um batatal bósnio sem condições mínimas e um empate com relativa justiça. Hoje, na Luz, uma atmosfera fantástica, relvado com relva e goleada impiedosa: um 6 x 2 histórico que não deixa dúvida dos méritos portugueses e da superação vivenciada em pouco mais de um ano.

Acabou a crise. No futebol. 2012 está garantido!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quase Horta e Quase Lá

A Selecção das Quinas jogou com uma personalidade do tamanho dos seus sonhos e está quase apurada para o Europeu 2012.

Na adversidade Bósnia o nulo se ajustou a uma excelente primeira parte lusa e uma segunda etapa um tanto burocrática dos comandados do professor Paulo Bento.

Mesmo o placar não apontando ganhador depois dos 90 e tantos minutos, Portugal venceu as dificuldades impostas por um estádio que não se sabe como pode receber um jogo oficial e um gramado que raramente vemos nas divisões mais inferiores do amadorismo português.

Felizmente não houve lesão, mesmo jogando em uma quase horta, e não houve castigo nessa batalha forjada pela aspereza.

Polónia e Ucrânia. Estamos quase lá. Na terça-feira teremos o capítulo derradeiro desse sofrido apuramento.

  

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Portugueses têm Semana Fúnebre na Europa

Semana para ser esquecida pelos portugueses nas competições europeias: duas derrotas, um empatezinho e apenas uma vitória.

Na Liga dos Campeões o Porto, bicho papão da temporada passada, tropeçou mais uma vez: foi derrotado no tradicionalíssimo Chipre e está quase enterrado em um grupo que se pronunciava auspicioso. O Benfica, também pouco brilhante, apenas empatou em casa com o Basel e deixou escapar pelos dedos a passagem antecipada para os mata-matas.

Nesta quinta-feira, pela Liga Europa, o Sporting conseguiu perder na Roménia para uma outra potência continental: o Vaslui. Alguém já conhecia este emblema?

Finalmente o Braga, o menor dos quatro, fez o que se esperava de todos os outros: venceu por 5 x 1 o Maribor da Eslovénia e se manteve na briga por uma das vagas de uma chave equilibrada.

Menos mal foi o fato de Portugal ter se mantido na quinta posição do ranking da UEFA, o que garante duas equipas apuradas automaticamente para a Liga dos Campeões e mais uma nos play-offs.

Esperamos que essa tenha sido a pior semana do ano do futebol luso, já que na próxima teremos as partidas derradeiras da Selecção Nacional no apuramento ao Euro 2012.   

domingo, 16 de outubro de 2011

Alcochetense e Santa Maria Avançam na Taça

Duas equipas da Terceira Divisão lusa avançaram para a quarta eliminatória da Taça de Portugal 2011/12 neste fim de semana.

O Santa Maria, de Galegos Santa Maria, bateu o Monsanto, em casa, nas grandes penalidades após o empate em 1 x 1.

Já o Alcochetense conseguiu o resultado mais surpreendente desta eliminatória ao derrubar o União de Leiria por 2 x 1, de virada, no Alcochete.

Fica a torcida para que as equipas das divisões inferiores continuem fazendo o inesperado, seguindo pelo funil e fazendo a alegria da Taça.  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um Gol a Menos, Um Mês de Sofrimento a Mais

Pior do que o futebol apresentado pela Selecção Nacional nesta tarde/noite só mesmo a transmissão da televisão dinamarquesa.

Portugal não apresentou nada, absolutamente nada, que justificasse sua passagem para o Euro 2012 na derrota por 2 x 1 para Dinamarca.

A equipa não marcou, não armou, não concluiu com qualidade e vai amargar a repescagem e mais um mês de agonia.

Nos resta encarar a repescagem como mais uma oportunidade para testar a fidelidade dos adeptos e torcer por transmissões que consigam mostrar o jogo - mesmo quando não há muito para ser mostrado.

sábado, 8 de outubro de 2011

Fogo no Gelo

A Selecção Nacional fez um bom jogo-treino - que lhe valeu 3 pontos - nesta sexta-feira contra a Islândia e embarca para Copenhaguem precisando de apenas um pontinho para se fazer presente em mais um Europeu.

Não parece o mesmo time que no início do qualificatório perdeu pontos para o Chipre e Noruega. E, na verdade, não é. A equipa ainda perde um lote inteiro de golos por partida, é qualquer coisa confusa na preparação das jogadas, mas vem demonstrando inegável vontade de defender a camisola encarnada.

No campo, a Dinamarca não demonstra mais qualidades do que Portugal e o time luso conta como bônus os lampejos versão 2011/12 - que felizmente andam bem frequentes - de um Nani motivado.

Terça-feira é dia de colocar, novamente, fogo no gelo e orgulhar 10 milhões de adeptos.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Minhoclássico

A partida mais importante da quinta jornada do Campeonato Português, o verdadeiro jogo da TV, foi o clássico do Minho.

Nesta segunda-feira, jogando na Cidade Berço, Vitória de Guimarães x Braga ficaram no empate em uma bola. Um a zero para o Vitória no primeiro tempo e um a zero para os bracarenses no segundo.

Um ponto para cada lado e conclusões distintas: vimaranenses viram com bons olhos o pontinho somado, enquanto os arsenalistas avaliam que perderam dois e, consequentemente, o contacto com os líderes do campeonato.

Braga chega forte novamente para se firmar como a quarta (seria a terceira?) força do país enquanto o Guimarães procura seu caminho. 

sábado, 17 de setembro de 2011

Mandando na Europa

Grande semana e os clubes portugueses começaram as provas europeias em grande estilo: em quatro jogos, três vitórias e apenas um empate. Invencibilidade e grandes possibilidades para o futuro.

Começamos pelo final. Quinta-feira, Liga Europa: o Braga foi à Inglaterra, bateu o Birmingham por 3 x 1 e os minhotos lideram o grupo H desde a primeira jornada, enquanto o Sporting, também mau visitante, vencia o Zurich por 2 x 0 e saltava à ponta do grupo D.

Quarta-feira, Estádio da Luz, Liga dos Campeões. O inferno estava feito e o Benfica quase impôs uma derrota histórica ao Manchester United no grupo C. Os Encarnados dominaram toda a partida, até saíram  na frente, e os Diabos Vermelhos foram salvos pela atuação fantástica do goleiro reserva Lindegaard, que infelizmente substituiu o titular De Gea na baliza inglesa.

Terça-feira, Porto, Liga dos Campeões. Os Dragões fizeram o que se esperava e garantiram seus três primeiros pontos na partida contra o Shakhtar e liderança no grupo G.

Semana quente e Portugal começou a temporada continental mandando muito bem e projetando, no mínimo, virar o ano aceso na Europa.  

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Em 1 Ano, Tudo Novo

Sábado, 4 de setembro de 2010. Essa foi a data do pontapé inicial do blog Os Heróis do Mar, que começou em um dia decepcionante para o futebol português: um empate em 4 x 4 da Selecção das Quinas com o modesto Chipre, em plena Cidade Berço.

Este blog fora impulsionado por um futebol desprovido de quase tudo o que é importante e uma pera amarga que, no começo do qualificatório, colocava em risco a quinta participação consecutiva de Portugal na fase final de um Europeu.

Sexta-feira, 2 de setembro de 2011. Uma nova realidade na selecção e uma motivação totalmente diferente para escrever a crónica de hoje.

O placar final pode até sugerir um adversário pouco combativo, jogo fácil, mas até o segundo golo luso a partida foi duríssima, principalmente pelas oportunidades desperdiçadas. No final, Portugal 4 x 0, fora de casa.

Da participação totalmente comprometida à ponta do grupo e só dependendo das próprias pernas (e duas mãos) para viajar à Polónia/Ucrânia em apenas um ano. Se continuarmos seguindo essa curva de evolução estaremos - ainda em setembro próximo - contando a conquista épica da Eurocopa 2012.

   

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As Duas Botas na Europa e 10 Milhões no Caixa

O placar da Luz mostrava 3 x 1 ao final de 90 e tantos minutos de futebol, sugerindo que o Benfica x Twente dessa tarde pelo play off final de acesso à Liga dos Campeões tenha sido um jogo até parelho, decidido por detalhes.


Que nada. As águias cansaram de perder golos, porém dominaram os holandeses por completo para ratificar sua passagem para o principal cenário da Europa e, pelo menos, 10 milhões de euros nos cofres.


O Benfica havia trazido um 2 x 2 do jogo de ida e hoje fez só o suficiente para cumprir o primeiro objetivo da temporada.


Excelente. Agora é aguardar o que os potes e as bolinhas vão trazer no sorteio de amanhã e acreditar que a fase de grupos é só o começo.

sábado, 20 de agosto de 2011

Liga de Honra Começa com Clássico Lisboeta

A Liga de Honra Portuguesa 2011/2012 começou nessa tarde com um clássico da capital que traz centenas de horas de recordações: Belenenses x Atlético, no Restelo.

Só os fanáticos um pouco mais veteranos têm na memória as emoções desse embate histórico, já que a última vez em que Belenenses e Atlético estiveram frente a frente pelo Nacional foi na distante temporada 77/78.

Nas três décadas de ausência do confronto, poucas alegrias aos adeptos dos dois emblemas. O Belenenses alternando temporadas regulares com outras que desesperavam a malta, enquanto o Atlético andou um tanto distante das principais manchetes.

A Liga arrancou com um confronto histórico e um placar de 0 x 0. Ainda faltam 29 rodadas e uma obsessão que une ambos: disputar o simpático clássico - de preferência em um futuro não muito distante - na Primeira Divisão.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Repeteco: Portugal e Brasil 20 Anos Depois

Há 20 anos a promissora equipa de Luis Figo, Rui Costa e Toni batia a promissora equipa que tinha nomes como Roberto Carlos, Élber e Marquinhos. O jogo foi em Lisboa, no velho estádio da Luz, na finalíssima do Mundial sub 20 de 1991.

No tempo regulamentar 0 x 0. Novo empate em zero no prolongamento e os jovens lusitanos foram melhores na cobrança das grandes penalidades: 4 x 2.

Dos que jogaram essa final alguns fizeram algum sucesso, outros escreveram seus nomes com letras douradas na história do futebol e muitos ficaram pelo caminho.

Vinte anos depois Portugal e Brasil fazem nova final no Mundial sub 20, dessa vez na Colômbia. Os portugueses fazem um campeonato irretocável, enquanto os brasileiros encontraram seu melhor jogo nas etapas derradeiras da competição.

A final é no sábado e a única coisa que sabemos é que o capitão que levantará a taça fala a língua de Camões.

Torcemos agora por um baita jogo e para que a garotada tenha um futuro à Figo e Roberto Carlos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Com Uma Bota e Meia na Europa - Parte I

O Benfica foi à Holanda e trouxe um empate e dois golos do confronto com o Twente. 


Poderia à essa altura já estar com uma bota e três quartos dentro da Liga dos Campeões se não tivesse sofrido um tento faltando apenas 10 minutos do apito final.


Restam só 90 minutos, e jogando na Luz, para as águias voltarem aos principais holofotes da Europa e receberem uma respeitável capitalização para saldar os custos da temporada.


Na próxima quarta, a segunda parte da história. E os dois pés na Liga Milionária.





  

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vai Recomeçar a Festa

Foi uma eternidade. O período entre maio e agosto é, sem dúvida, o mais longo e árido do ano. É verdade que essa passagem é um tanto amenizada pelas boas vibrações proporcionadas pelo verão no hemisfério norte, especulações e contratações, mas, convenhamos, isso não é suficiente para compensar a ausência da bola rolando.


Acabou o defeso. Acabou a abstinência. O Campeonato Português arranca.


Nessa sexta-feira o galo vai cantar em Barcelos para anunciar um Benfica que contratou muito para contornar um 2010/2011 pífio e um Gil Vicente que volta depois de muita briga.


Viva a nova temporada e vamos torcer para que esse campeonato seja decidido bem mais tarde. Seria pedir muito pela emoção até a última rodada?


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Começa Como Terminou

Nova temporada, novo treinador e a velha rotina. O Porto, no primeiro jogo oficial de 2011/2012 já garantiu sua primeira taça ao bater o Vitória de Guimarães, em Aveiro, por 2 x 1, no último domingo.


Nada mais justo, já que os dragões venceram o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal e deveriam ter levado a Supertaça na automática.


Os dois golos do artilheiro Rolando garantiram a liderança do Porto no número de títulos ganhos por equipas portuguesas, superando o Benfica por 70 x 69. Mais do que isso: a nova jornada começa com uma perspectiva ainda melhor e o desafio de repetir os dourados anos de 2003 e 2004, quando seguiram-se sucessos na Taça Europa e depois na Liga dos Campeões.


A atual temporada começou como terminou a anterior e é bem possível que ela termine como começou. Essa é a rotina do Porto no século XXI.





sábado, 30 de julho de 2011

Caminho Suave

A sorte não foi madrasta para os portugueses e a Copa do Mundo que será disputada no Brasil em 2014 ficou umas centenas de quilômetros mais próxima.


A chave do qualificatório que traz Rússia, Azerbaijão, Israel, Irlanda do Norte e Luxemburgo impressiona mais pelas distâncias que percorreremos para chegar aos estádios do que pelos quilômetros que precisaremos correr dentro de campo.


Portugal não pode ficar de fora da festa e ganhou um caminho bem doce para isso. Pelo menos dentro de campo.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Armada Sul-Americana


O Benfica começou a remar rumo à Liga dos Campeões com uma equipa que entrou em campo com apenas um português a titular e mais um no banco de suplentes.

Seguindo o exemplo do FC Porto nas últimas épocas, os encarnados estrearam oficialmente na temporada com nove sul-americanos e, diga-se, nenhum campeão da última edição da Copa América.

Ao que tudo indica será mais fácil pronunciar Trabzonspor - o adversário turco desta terceira pré-eliminatória - 1000 vezes sem errar nenhuma do que formar novos craques em casa.

Não importa o passaporte do jogador. Todo bom reforço sempre é bem vindo, seja originário de Moçambique ou de Macau, mas convenhamos que contar com alguns jogadores forjados em casa não seria uma ideia ruim. 

Sucesso à armada sul-americana e a quem vier a defender o emblema encarnado. Chinês, indiano ou mesmo português. 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Torneiras Abertas por Cinco Minutos

Bastaram abrir por apenas cinco minutos - talvez menos - as torneiras das petroleiras do dono do Chelsea para levar a nova joia da coroa portuguesa para Londres.

Em vez de comprar um novo iate zero para singrar a rota Ibiza-Mônaco-Mikonos, Roman Abramovich foi ao norte de Portugal e escolheu um treinador com pouco uso.

O jovem André Villas-Boas deu um novo tempero ao Porto e ao futebol português que, infelizmente, foi bastante efêmero. Apenas uma temporada na Acadêmica e uma, acima de qualquer expectativa, com os Dragões.

Com tantos Abramoviches que não se importam muito com prejuízos no futebol - por que não se contentam apenas com um iate novo? - fica difícil competir, o que torna a missão de qualquer Porto ao redor do mundo um tanto mais complicada.

Com mais alguns minutos de torneiras russas ainda se leva o Hulk e o Falcão. Cofres cheios e futebol um pouco mais pobre. Coisas dos anos 2000.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Eurocopa a 270 minutos

No sábado, Hélder Postiga alinhou definitivamente a Seleção das Quinas ao Leste, rumo ao Europeu 2012 que será realizado na Polónia/Ucrânia.

O resultado foi melhor do que o jogo - bem melhor, diga-se - e agora faltam apenas 3 compromissos, apenas 270 minutos (mais alguns trocados) de sofrimento para Portugal continuar marcando o ponto nos grandes eventos do futebol, como acontece desde 2000, somando-se desde então 3 Eurocopas e 3 Mundiais seguidos, façanha inédita no futebol luso que, felizmente, pode ser alargada um pouco mais.

Os dois primeiros jogos são teoricamente tranquilos: Islândia em casa e depois o Chipre, fora, para provavelmente decidirmos a classificação na Dinamarca, quem sabe precisando de um 0 x 0 - só para acentuar um pouco mais a dramaticidade dessas eliminatórias.

Vamos aproveitar o verão em Portugal e não marcar nenhum compromisso para setembro e outubro!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Beautiful Day

Dublin, Irlanda, 18 de maio de 2011.

U2, cerveja preta e bom futebol. Que combinação! Nesta data o Futebol Clube do Porto consagrou uma das épocas mais fantásticas da sua história. A temporada 2010/2011 ainda é menor que os dois anos em que houve conquista da Liga dos Campeões, mas será lembrada pela ousadia em contratar um treinador de apenas 33 anos, pela invencibilidade no Campeonato Português, pelo ataque demolidor e, claro, pelos troféus levantados.

O jogo na Arena de Dublin, palco da final da Liga Europa, anuncia-se não como um encerramento, mas sim como um catalisador de muitos beautiful days das novas turnês do Porto.

Parabéns a todos que fazem do Porto o que todos os clubes gostariam de ser.     

terça-feira, 17 de maio de 2011

Irlanda do Norte

Mais do que a visita da Rainha Elisabeth II, o que para a Irlanda amanhã é a finalíssima da Liga Europa entre Porto e Braga.

O norte de Portugal mostra sua força e o clássico mais importante da região atualmente - e com direito a taça - será excepcionalmente discutido além fronteiras, sob (provavelmente) céu cinzento e (certamente) milhares de pints de cerveja preta, ícones inseparáveis da vida de Dublin.

Os portugueses vão escrever história na terra dos escritores e o troféu certamente vai viajar para o norte, só resta saber para onde exatamente.
    

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Um Quer Fazer História, O Outro Quer Continuar Nela

Um ídolo portista pretende colocar o Braga na história do futebol europeu. O treinador Domingos Paciência jogou por mais de 10 anos nas Antas, o antigo estádio do Porto, conquistou uma série de títulos e assinou seu nome no livro dos dragões ilustres.

Em sua segunda época arsenalista como treinador, Domingos trouxe resultados não muito comuns aos bracarenses e holofotes em profusão ao Minho.

Agora, Dublin, 18 de maio de 2011, decisão da Liga Europa. O Porto pode levar outro título de relevo para casa, engordar um pouco mais sua sala de troféus e coroar uma temporada praticamente perfeita, enquanto o Braga joga a partida mais importante da sua vida, da sua quase centenária história, para gravar seu nome no panteão dos campeões da Europa.  

Irlanda, partida única, nivelando expectativas, aflições, orçamentos, estaturas e objetivos.

Esse é o norte de Portugal escrevendo a história. Ou, quem sabe, reescrevendo-a.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Jamor em 10 Minutos

O Estádio da Luz foi palco para uma nova festa. Do FC do Porto. E a qualificação dos azuis e brancos para a final da Taça de Portugal.

Foram necessários apenas 10 minutos de futebol intenso para o time de André Villas-Boas reverter o 0-2 da primeira mão. Nesse fugaz período os Dragões foram os Dragões que nos acostumamos a admirar  nos últimos meses e as Águias, as Águias amedrontadas da maior parte da temporada, resultando em 3 golos que deixaram pouca hipótese de reação.

Agora a finalíssima no Jamor reunirá a lógica e uma pequena surpresa, equação perene da Taça: o Vitória de Guimarães, que vestirá as cores de todas as outras equipas nacionais, além das suas próprias, contra o melhor Porto das últimas épocas.

Nas próximas duas semanas ainda têm mais emoção para os adeptos de todo o país: o Porto (sempre o Porto) tenta carimbar sua passagem para a final da Liga Europa e protagonizar uma final 100% portuguesa em Dublin, discutindo o título com Braga ou Benfica.

Viva os deuses do futebol que ainda reservam tantas emoções para esse (quase) final de temporada.

 


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dublin, Portugal

Além de escritores fantásticos, o histórico gosto pela emigracão e da sinuca econômica, Irlanda e Portugal têm agora mais um ponto em comum: o futebol.

Dublin vai sediar em 18 de maio a final da Liga Europa, que pode vir a ser a primeira competição da alta roda do futebol continental com dois portugueses discutindo a finalíssima.

Um já está garantido: é Braga ou Benfica. As águias, na noite dessa quinta-feira, ficaram a uma bola da desclassificação até praticamente o final da primeira parte do jogo. Os lisboetas sentiram as pernas bambas, o PSV anotou dois golos com certa facilidade e, numa dessas voltas que só o futebol explica, o defesa Luizão marcou, aliviou a situação da equipa e abriu caminho para o empate, assegurando uma semifinal europeia que já não vinha há quase duas décadas.

Já na Pedreira, os minhotos sofreram até o último minuto. Jogando com dez desde a metade da primeira parte seguraram o nulo com garra, suficiente para continuar fazendo história. O Dínamo Kiev já é obstáculo superado, outra vez no limite, assim como Liverpool, Sevilha e Lech Poznan.

Do outro lado da chave, intrusos: espanhóis da pequena Villareal tentam se meter no campeonato doméstico lusitano extraordinário desafiando o Porto, que arrasou novamente o pobre Spartak com dez(!) golos em duas partidas e se credenciou definitivamente como favorito a mais um título na temporada.

Teremos quatro jogos de muita emoção e um compromisso na final: desbancar Ulisses - pelo menos por um dia - como a obra mais emblemática transcorrida na capital irlandesa.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Quinta-Essência Nacional

A noite foi praticamente perfeita para os portugueses na Europa e o futebol luso é sério candidato a protagonizar uma final doméstica em Dublin.

Em casa, o Porto fez uma partida perfeita, encheu uma mão de golos e agora nem o inverno russo tira os dragões do eixo.

Na Luz, apesar do goleiro Roberto, o Benfica realizou uma jornada muitíssimo boa e só um daqueles resultados que só acontecem a cada dez anos elimina os encarnados de um confronto, esperamos, com o Braga, que conseguiu um valente empate em uma bola na Ucrânia e só depende de não levar nenhum golo na Pedreira para continuar fazendo história.

Boa, Portugal! Que quintas-feiras como essa se repitam muitas e muitas vezes!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Assimetria Recorrente

Parabéns ao Futebol Clube do Porto, campeão português com cinco(!) jornadas de antecedência.

Mesmo considerando que os Dragões estão deixando o campeonato nacional um tanto quanto aborrecido, é improvável não prestar-lhes todas as reverências.

No século XXI o Porto já soma 7 campeonatos em 11 disputados. Em 20 anos lá se vão 14 conquistas. Sem mencionar as Taças e os Europeus.

O clube da Invicta é mais bem organizado? Possivelmente. Mais equilibrado com suas contas e investimentos? Provavelmente. Tem mais força nos bastidores? Discutível. Mas o que conta, pra valer, é dentro de campo, e aí o Porto simplesmente jogou outro campeonato.

A maior bola dentro deste ano - e também dos últimos -, a escolha de um "garoto", com uma só temporada como treinador principal, trouxe um novo gás ao Porto e a aposta ousada em André Villas-Boas, apenas 33 anos, mostrou-se uma escolha acertada logo nos primeiros meses de trabalho. Mais uma vez a glória sorriu à ousadia.

Mal entramos em abril e o Porto e Villas-Boas já garantiram a primeira taça da temporada. Ainda disputam mais duas e abrem perspectivas gigantes para continuar, assimetricamente, despontando em Portugal.

Parabéns ao futebol do Porto! E que Portugal o tome como parâmetro.




quarta-feira, 30 de março de 2011

Um Novo Davi no Jamor

A loucura que se seguiu na Cidade Berço após o 0 a 0 do Vitória com a Académica no último domingo nos dá a dimensão de como será a finalíssima da Taça de Portugal desta temporada.

O confronto foi totalmente equilibrado e apenas 1 gol - em quase 190 minutos de futebol - foi o que bastou para colocar o Vitória na final após 23 anos, ocasião em que os minhotos foram batidos pelo Porto por uma bola a zero.

Com a Europa já garantida para a próxima temporada, a turma de Guimarães assiste de camarote a discussão da outra vaga entre Porto e Benfica bem consciente dos resultados que a trouxe até aqui e do algo a mais que vai precisar apresentar para, finalmente, tomar o país.

A Prova Rainha tem o poder de nivelar, equilibrar e emocionar toda uma nação e somada a uma decisão em jogo único, em campo neutro, temos uma dimensão totalmente diferente de mais um Davi x Golias que se anuncia. Parabéns, Vitória e viva a Taça de Portugal!




quinta-feira, 17 de março de 2011

Vocês Nunca Vão Caminhar Sozinhos

O futebol luso foi gigante no confronto dos oitavos da Liga Europa. Entramos com três equipas na disputa e classificamos todas elas, o que torna Portugal o país a figurar com o maior número de clubes nos quartos.

Começando pelas favas contadas: Hulk mostrou o caminho logo no primeiro minuto de jogo e ratificou a boa temporada do Porto. Os 2 a 1 em cima do CSKA credenciam a turma da Invicta como uma das favoritas a alcançar as semis.

As águias sentiram-se na Luz. Em plena Paris, mais de 20.000 apoiadores benfiquistas vibraram com o empate em um golo diante do PSG e a classificação, que melhora um pouco o saldo de um 2010/2011 morninho.

No jogo mais emocionante envolvendo botas lusas, o Braga, na vontade, conquistou mais um resultado épico. Segurou o Liverpool no mítico Anfield e fez um pouco mais de história.

O roteiro dos oitavos foi perfeito e agora resta esperar o desígnio ditado pela sorte. Aproveitando o ensejo para tomar emprestado o lema dos Reds, fica a certeza de que venha quem vier, os portugueses não vão caminhar sozinhos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

De Hoje a Uma Semana

A noite de futebol terminou com um saldo bastante interessante para Portugal e até a chegada da próxima quinta-feira muitas emoções estarão reservadas.

O Braga mais uma vez foi gigante, fez uma partida tacticamente irretocável na Pedreira e está a 90 + alguns minutos de descontos de eliminar um dos maiores da Europa, o todo-poderoso Liverpool, e conquistar as quartas de final da Liga Europa, a melhor participação bracarense de sempre.

Jogando contra o frio de Moscovo, o gramado sintético russo e também o CSKA, o Porto praticamente garantiu seu apuramento para a próxima etapa. O 1 a 0 que a equipa traz na bagagem tem tudo para, pelo menos, ser mantido nas condições bem mais naturais proporcionadas pelo estádio do Dragão.

Da Luz para a Cidade Luz. No jogo mais emocionante da noite, os encarnados saíram perdendo para o PSG em plena Lisboa, assim como ocorrera diante do Estugarda, e deram a volta no placar, como na mesma partida contra o mesmo Estugarda. Esperemos que as coincidências continuem e que, jogando fora novamente, desta vez em Paris, o Benfica ratifique a boa segunda parte da época que vem realizando e seja mais um português a avançar na Europa.

Daqui até quinta-feira a espera será interminável, milhares de filmes passarão na cabeça de craques e adeptos, os melhores sonhos da próxima primavera serão vividos à exaustão, compromissos serão adiados, o tempo correrá para trás, mas ela há de chegar.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Encontros e Despedidas

Terminaram há pouco os 16 avos de final da Liga Europa, a série B do futebol continental, com a marca do suspense até os minutos derradeiros, testes para corações e um bom saldo para o futebol português.

Na noite de ontem o Porto apenas se classificou. Não se mexeu para fazer mais do que o suficiente, o que lhe custou uma dose e meia de sofrimento nos últimos lances na derrota para um Sevilha bastante sem graça - que a julgar pelos últimos resultados não pretende visitar o norte de Portugal por um bom tempo.

Nesta quinta-feira o Benfica desfilou uma classe não exibida até aqui e fez, certamente, a melhor jornada da temporada. Superior, muito superior, ao Estugarda, fim da seca de vitórias na Alemanha e uma boa possibilidade para o próximo combate - que já coloca em polvorosa a comunidade lusa em Paris.

Os dois outros portugueses na Europa protagonizaram jogos igualmente emocionantes, com lances incríveis nos finais das partidas que culminaram em sensações extremas. O Sporting conseguiu a proeza de ser eliminado em pleno Alvalade pelo semi-inoperante Glasgow Rangers, já nos descontos. Esse é o Leão, mais uma vez colocando em teste a fidelidade dos seus adeptos.

Já na Cidade dos Arcebisbos, missão cumprida: 15 centímetros, talvez menos, ajudaram a manter o Sporting Braga vivo na disputa. Mesmo jogando bem e com um a mais em campo, os arsenalistas levaram uma bola no poste faltando apenas 2 minutos para o apito final e por pouco não viram os polacos do Poznan levar a classificação para o leste.

Um meio de semana típico de futebol, cheio de emoções cruzadas, choro, poesia e destinos selados. 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um Bom Saldo na Europa

É fato que a Liga Europa é a Liga de Honra do cenário continental, que o torneio não traz lá muitos holofotes e que o critério de despromoção da Champions para disputar a competição na mesma época - o que beneficiou Benfica e Braga - é bem pitoresco, mas é o que temos para hoje.

O saldo para o futebol português foi bastante interessante nesta quinta-feira recheada de bola. Todos os resultados foram apertados, mas trazem mais motivos para sorrisos do que grandes decepções.

O Benfica assumiu a despesa da derrota parcial para o Estugarda e com uma segunda parte de luta deu a volta no placar. O 2 a 1 na Luz premiou a garra e trouxe uma perspectiva bastante razoável para o jogo decisivo na Alemanha.

Na Escócia o Sporting arrancou um 1 a 1 aos 89 minutos e volta ao Alvalade maior do que quando saiu da Portela para Glasgow. Sob muita neve e pouca bola o Braga perdeu na Polónia, porém o 0 a 1 ainda é  um resultado ao alcance de reversão. Menos mal.

Encerramos o dia com a melhor notícia e também a melhor exibição da rodada: o Porto foi a Sevilha e volta de lá com a classificação em uma das mãos. O 2 a 1 foi merecido e a festa na Invicta já está engatilhada.

Esse não é o torneio mais cobiçado de sempre, mas já que estamos a disputá-lo, que façamos o melhor papel e honremos as camisolas nacionais. 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fecha-te, Janela!

Daqui a poucos minutos a janela de transferências de inverno será fechada. Ufa!

Mesmo não sendo tão voraz quanto a do meio do ano, janelas costumam assombrar o futebol português e geralmente nos deixam um saldo ingrato. Normalmente quem contrata agora apresenta duas situações: ou está procurando uma peça bem específica ou está no desespero total.

Vamos a um pequeno balanço deste janeiro: se a Liga perde os préstimos de Liedson e David Luiz, chegam, em compensação, Bruno Morais e Tiago Rosa para o Naval; o Leiria traz Cacá e agora o Portimonense tem Mourad.

E ainda há ação em outras paragens: na Liga de Honra o Fátima vai contar com Ricardo Andrade, o Arouca assinará a carteira de trabalho do avançado Edson, enquanto o Leixões ganha o reforço de Precheski e Fangueiro.

Os novos nomes podem não ser lá muito conhecidos, mas esses craques vão defender orgulhosamente suas novas camisolas. Pelo menos até a próxima janela!
  

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mais um Milagre de Fátima?

O último fim de semana marcou o término do primeiro turno da Liga de Honra de Portugal. Na parte de cima da tabela oito equipas estão separadas por apenas 6 pontos, ou seja, duas vitórias da sonhada promoção e certamente muito equilíbrio até as jornadas derradeiras.

Olhando para baixo - bem para baixo, diga-se de passagem - somos tomados inteiramente pela fé ao perceber que só um milagre pode salvar o CD Fátima do descenso.

Na temporada 2009/2010 o Fátima terminou em um excelente oitavo lugar e se esperava que para esta temporada o bom futebol se revelasse para Moita, Brandão e Carvalhas. Sem segredo para ninguém, não aconteceu e infelizmente a equipa não teve muitos instantes de epifania, somando apenas duas vitórias em 15 partidas.

O returno começa dia 6 de fevereiro e não custa nada acender umas velas para a aparição do improvável. Afinal, estamos em Fátima.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Condição de Viajante

É altamente interessante poder observar o futebol, entre outras coisas importantes da vida, na condição de viajante, com algo distante das reações mais exageradas e mantendo sempre aquele olhar de novidade, por muitas vezes infantil, por inúmeras vezes curioso.

Um bom exemplo desse olhar de não local está relacionado à Liga Nacional desta temporada. Por que será que o primeiro turno do Campeonato Português não terminou antes da parada de fim / início de ano e só depois de milhares de brindes, fogos, castanhas e de uma jornadazinha da Taça foi concluído?

Primeiro turno em 2010, segundo turno em 2011. Quase.

Talvez isto não faça muito sentido, mas e daí? Não vai alterar muita coisa, é só mais um detalhe. Ah, os detalhes, que costumam tornar tudo mais intrigante, apaixonante, simplesmente diferente e assim 16 clubes - por que não 18 ou 20? - vão arrancando para o segundo turno depois da pausinha para as festas, mas antes completando a primeira parte do campeonato. Acho que é isso.

Um 2011 cheio de emoção - tomara que com alguma imprevisibilidade - para todo mundo!